Preconiz Indústria e Prestação de Serviços em Embalagens
Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2018

• O que é blister?

 
 
O que é Blister
Blister é o nome da embalagem no formato de cartela. Composta por um papel cartão ou filme plástico que serve de base para a fixação do produto dentro de uma bolha plástica (o blister) normalmente com o formato dos contornos do produto.
            A palavra blister vem do Inglês e significa bolha.
            Essa bolha é moldada pelos processos de Vacuum Forming ou Termoformagem utilizando-se de filmes plásticos de PVC ou PET, com espessuras que variam de 0,15 mm a 0,60 mm. Esses dois materiais oferecem melhor transparência do que os demais plásticos.
            A aderência do plástico no cartão é feita pelo Verniz de Blister, utilizando-se uma máquina (prensa) seladora de blister.
            Utiliza-se blister para embalar produtos como escovas dentais, pilhas de rádio, brinquedos de pequeno porte, componentes elétricos e eletrônicos e uma infinidade de outros produtos.
            Existe blister de duas faces, com frente e verso ou tampa e fundo, também conhecidos por blister clamp shell (concha fechada). Alguns chamam de blister maleta.
           
 
O que é Skin
Existe uma outra embalagem no formato de cartela que recebe o nome de Skin (pele). Um papel cartão serve de suporte para o produto normalmente com as dimensões de 35 cm x 50 cm ou 37 cm x 55 cm.
Inicialmente os produtos são colocados sobre esse cartão e introduzidos na máquina. Um filme plástico de PVC ou PET é aquecido e sugado por vácuo sobre os produtos. Ele toma a forma do produto e adere ao cartão ao seu redor.
Após sair da máquina o cartão é recortado para formar as cartelas individuais. A aderência é feita pelo Verniz de Skin.
A embalagem Skin é utilizada para produtos que não requerem o acabamento do blister, como ferragens em geral. Tem a vantagem de dispensar o molde necessário para se produzir a bolha e também a máquina de selar a bolha no cartão.
 
 
O que é PVC
            O PVC (Polivinil Cloreto ou Policloreto de Vinila) é mais tradicional, produzido com derivados de petróleo e Cloro extraído do sal de cozinha (Cloreto de Sódio). O cloro representa 56% do peso da molécula.
 
 
O que é PET
O PET (Polietileno Tereftalato ou Politereftalato Etileno) é 100% extraído do petróleo. Da família dos Poliésteres, recentemente adaptado para uso em embalagens é um material que anda em moda devido sua reciclabilidade.
Na verdade, Todos os materiais plásticos têm suas vantagens e desvantagens. Basta saber como e onde aplicar melhor suas característica.
• CONTATO
 

Rua Cel. Izaltino Pinho, 80
Vila Fanny - Curitiba - PR
CEP 81030-160


Tel  (41) 3039-3121
Tel  (41) 3039-3191


preconiz@preconiz.com.br
 
• NEWSLETTER
 
Informe seus dados abaixo e receba informativos da nossa empresa.




 
Faça sua embalagem conosco.